Exames - TKT - Módulo 1 / Teaching Knowledge Test




O que é TKT?

TKT (Teaching Knowledge Test) avalia o conhecimento do ensino de inglês para falantes de outros idiomas, concentrando-se nos conhecimentos necessários a todos os professores de inglês. É um teste objetivo, acessível e que atende a padrões internacionais de qualidade.

TKT auxilia os professores a identificar as principais áreas de conhecimento do ensino necessárias em sala de aula.
Ao se preparar para TKT, os candidatos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos do ensino de inglês e se familiarizar com os conceitos relacionados ao idioma e a seu uso, além dos fundamentos de ensino e de aprendizado.

TKT enfoca:

• Diferentes formas de ensinar
• A linguagem utilizada para ensinar
• Utilização dos recursos pedagógicos
• Os principais itens do planejamento de aula
• Diferentes métodos de gerenciamento de sala de aula para atender necessidades distintas

A quem se destina TKT?

TKT é recomendado àqueles que querem tornar-se professores de inglês e também àqueles que já lecionam para crianças, adolescentes e adultos em escolas ou em institutos de idiomas.

TKT pode ser prestado em qualquer momento da carreira do professor de inglês.

Para prestar TKT, é necessário que o candidato tenha pelo menos o equivalente ao nível de Preliminary English Test (PET) ou ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, do Conselho da Europa. Não há pré-requisitos formais e não se exige do candidato qualquer outra certificação em inglês.
Espera-se, entretanto, que ele esteja familiarizado com a linguagem e com os conceitos relacionados ao ensino de inglês.

Qual é a estrutura de TKT?

TKT apresenta três módulos, que podem ser prestados simultânea ou separadamente sem ordem estipulada.
Cada um dos módulos tem a duração de 80 minutos e é composto de 80 questões de múltipla escolha.

Módulo 1

O idioma e os fundamentos do aprendizado e do ensino

• Descrição do idioma e das habilidades lingüísticas
• Fundamentos do aprendizado de idiomas
• Fundamentos do ensino de idiomas
 

Os candidatos ao TKT podem fazer um curso preparatório, ou então, optar pelo estudo individual, utilizando seu próprio material de estudo.

A Cambridge University Press, em colaboração com Cambridge English, elaborou o livro "The TKT Course", curso preparatório para TKT e que pode ser utilizado em sala de aula ou em estudos individuais.


TKT: Testado e aprovado

TKT foi amplamente pré-testado em todo mundo. 
Renomadas instituições de formação de professores – Autoridades Educacionais Regionais, Departamentos de Ministérios da Educação, Universidades, Institutos do Conselho Britânico – participaram de pré-testes no Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, México, Itália, Rússia, China, Taiwan e Tailândia.

Mais de 1.500 candidatos, com experiência profissional variada e que trabalham em diversas instituições com alunos de diferentes faixas etárias, participaram dos pré-testes de TKT. Ao final do processo, os comentários recebidos por todos os envolvidos foram extremamente positivos.

Visite Cambridge Assessment English

Veja também o site em português - www.cambridgeenglish.org/br