Por que Inglês Jurídico?
Estudar inglês jurídico proporciona um grande diferencial para os que atuam principalmente na área de comércio exterior e direito.
Público-alvo - Quem deve cursar?
• Todos os profissionais que exercem atividades nas áreas de relações internacionais, comércio exterior e direito internacional.
• Advogados, juízes, promotores, estagiários/estudantes de direito e funcionários públicos.
• Para aqueles que estão se preparando para prestar exame de mestrado e/ou doutorado na área jurídica.
Nível de Inglês exigido: a partir de Intermediário (B1/CEFR)
Módulo I
Objetivo: Proporcionar conhecimento sobre sistemas jurídicos internacionais.
Assuntos abordados: Tipos de leis, Tipos de cortes, Pessoas que atuam nos tribunais, Documentos em ações judiciais, Expressões jurídicas, Carreira jurídica (advocacia internacional)
Importância do Módulo: Com o intuito de melhor compreender seu objeto de estudo, é importante que o operador/aluno do Direito busque conhecimentos sobre os sistemas jurídicos existentes, no sentido de identificar as peculiaridades de cada um, permitindo um estudo comparado com a utilização de inglês técnico.
Módulo II
Objetivo: Proporcionar conhecimento introdutório sobre negociações internacionais, bem como a formação de contratos.
Assuntos abordados: Formação de contratos, Terminologia jurídica contratual, Vícios/dolos nos contratos, Cláusulas contratuais, Confecção de memorandos, Contratos eletrônicos
Importância do Módulo: A formação dos contratos internacionais é um ponto relevante, pois a má redação de tópicos importantes no momento de sua constituição pode causar sérios problemas na fase de execução do contrato. A negociação prévia ao fechamento dos contratos também se apresenta como um ato de extrema relevância, pois nesta fase as partes irão analisar as vantagens e desvantagens do negócio a ser realizado.
Módulo III
Objetivo: Proporcionar conhecimento sobre os remédios judiciais para o inadimplemento contratual.
Assuntos abordados: Terminologia jurídica sobre quebra contratual e seus remédios, Tipos de danos e suas peculiaridades, Ações e quebras contratuais, Entrevista com cliente, Correspondência ao cliente depois de reunião/contato preliminar (discussão sobre formação de litígio)
Importância do Módulo: Uma das principais formas de extinção dos contratos é através do inadimplemento, que ocorre quando uma das partes deixa de cumprir sua obrigação prevista no contrato ou o faz de forma imperfeita ou defeituosa. A partir desse momento, surge para a parte culpada a responsabilidade contratual, ficando ela obrigada a suportar ônus respectivo.
Assim, nesse módulo será analisado as principais formas de remediar a inexecução contratual nos sistemas inglês e brasileiro e os tipos de remédios jurídicos existentes.
Módulo IV
Objetivo: Proporcionar conhecimento sobre cessões e transferências de contratos internacionais, bem como direito de terceiros.
Assuntos abordados: Terminologia jurídica sobre cessões contratuais e direitos de terceiros , Cláusulas contratuais pertinentes ao tema, Aprendizado sobre os mecanismos de sustentação oral e alegações finais em processos internacionais
Importância do Módulo: Visa analisar os dispositivos pertinentes à questão de transmissibilidade das obrigações e suas peculiaridades nos contratos internacionais. Também se destaca aqui, ensinamento sobre sustentações jurídicas, orais e escritas.