Londres terá um novo arranha-céu curioso em seu horizonte. Foi aprovado neste mês o plano para construir uma torre de 305 metros que imita uma tulipa. O projeto é do escritório de arquitetura Foster + Partners. A construção do edifício deve começar em 2020, com conclusão prevista para 2025. Este será o segundo prédio mais alto da capital britânica, atrás apenas do Shard, com 306 metros. E também o segundo mais alto da Europa Ocidental.
Se você achou que seria apenas mais um edifício de escritórios em Londres, errou. Segundo os arquitetos, o Tulip será um centro educacional e cultural. De acordo com os planos, o prédio será revestido de vidro e irá abrigar mirantes, um bar e restaurantes com uma vista 360° da cidade.
Uma das atrações do prédio serão os escorregadores que levam de um andar a outro. Os turistas também poderão aproveitar os passeios em cápsulas de vidro que se movimentam pelo exterior do edifício, em uma estrutura que se assemelha a uma roda gigante.
O projeto, segundo a CNN, será financiado pelo bilionário Jacob Safra, que também é dono de outro edifício famoso em Londres, o Gherkin.
"Estamos muito satisfeitos em nos beneficiar do excepcional talento da Foster + Partners para trazer a Londres essa atração", disse Safra, em nota. O projeto turístico está alinhado à tentativa das autoridades locais em atrair mais visitantes ao centro financeiro da cidade.