Google envia esclarecimentos relacionados ao personagem Momo no YouTube Kids


Blog Cultura Inglesa

 

Esclarecimentos sobre o caso


Sabemos que as escolas exercem um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos e também dos pais quando se trata do uso de novas tecnologias e alfabetização digital. Por esse motivo gostaríamos prestar alguns esclarecimentos relacionados ao aplicativo YouTube Kids e lembrá-los que as escolas que adotam as soluções de G Suite for Education podem e devem selecionar manualmente os canais de YouTube que seus alunos podem acessar quando estão logados em suas contas. 

Recentemente vídeos sobre a personagem Momo estão sendo compartilhados em aplicativos de mensagens e redes sociais com relatos de que estariam presentes no app YouTube Kids, provocando pânico em pais e educadores.  Essa onda teve início nos Estados Unidos e já passou também por outros países da América Latina. Para esclarecer de imediato, isso não é verdade.

Desde o primeiro momento em que tomamos conhecimento deste assunto, investigamos detalhadamente nossa base de vídeos e ao contrário dos relatos apresentados por usuários e por alguns veículos da  imprensa, não encontramos nenhuma evidência da existência destes conteúdos promovendo o Desafio Momo no YouTube Kids.  Os vídeos estão sendo compartilhados fora do ambiente do YouTube e não nos foi apresentada nenhuma URL do YouTube direcionando para esse conteúdo. Veículos sérios e confiáveis como Folha de São Paulo e O Globo, também já investigaram esse assunto e não encontraram esses conteúdos em nossas plataformas, conforme reportaram nos artigos “Folha busca Momo por dois dias no YouTube Kids, mas figura não aparece” e “Atenção, pais: parem de compartilhar vídeos sobre o desafio da boneca Momo”

Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, o que incluí esses vídeos que estão sendo compartilhados sobre o desafio Momo.  Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente.  É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio/personagem Momo no YouTube, como fez Felipe Neto neste vídeo.  Para esclarecer, não é contra nossas políticas incluir a imagem da personagem Momo no YouTube.  Dito isto, esta imagem não é permitida no aplicativo YouTube Kids. Oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdos, tanto no YouTube Kids como no YouTube. 

O consumo de vídeos do YouTube por menores de 13 anos deve ser feito exclusivamente através do aplicativo YouTube Kids, que foi intencionalmente desenvolvido para esse público para garantir uma navegação mais segura e adequada tanto para as crianças quanto para os pais.  Os conteúdos disponíveis no  YouTube Kids, além de cumprirem todas as regras gerais do YouTube,  passam por um filtro adicional automatizado, específico para identificar conteúdos apropriados para o público infantil. Além disso há também revisores humanos, para garantir que os vídeos no YouTube Kids sejam adequados a toda a família.  


É apenas através do app YouTube Kids que os pais têm maior controle sobre o conteúdo que fica disponível para as crianças assistirem,  através de funcionalidades que permitem, por exemplo: 
 

- Selecionar manualmente os vídeos e canais permitidos deixando a experiência limitada somente a esse conjunto de vídeos.
 

- Escolher recomendações de conteúdos feitas por organizações que são  referência em desenvolvimento infantil e segurança online como Sesame Workshop, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Safernet, MiudosSegurosNa.Net, The British Council.
 

- Desativar a ferramenta de busca do aplicativo, deixando a experiência limitada aos vídeos que aparecem nas páginas de navegação das 4 categorias de conteúdo: Séries, Músicas, Aprender e Explorar.
 

- Bloquear conteúdos específicos que pessoalmente não agradam sua família, removendo completamente do repertório de vídeos disponíveis para suas crianças, ou denunciá-los, caso acredite não ser adequado para nenhuma criança. 
 

- Configurar um timer para limitar o tempo de uso do aplicativo.
 

- Criar perfis diferentes para cada criança, para garantir que cada uma tenha acesso a um conteúdo pertinente e adequado para cada faixa etária: pré-escolar e escolar.  Os perfis não mostram a identidade real da criança, e sim avatares. 
 

- Acompanhar quais vídeos estão sendo assistidos pelo histórico de navegação do aplicativo.

 

- Proteger as definições de preferência do aplicativo através de senha para que não possam ser alteradas sem autorização. 


Garantir a navegação segura das famílias em nossas plataformas é uma prioridade para nós. Em breve vamos oferecer  um workshop sobre esse assunto, onde falaremos sobre nossas ferramentas existentes para ajudar pais e educadores nessa missão de orientar as crianças a navegarem de forma  segura no mundo on-line.  Caso tenha interesse em saber mais sobre esse treinamento, preencha este formulário até 27 de Março. 

 

Atenciosamente,
Alexandre/Google for Education