Cambridge: a universidade de Isaac Newton e Charles Darwin


Blog Cultura Inglesa

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford. Sua fundação remonta ao ano de 1209 quando alguns acadêmicos de Oxford se desentenderam com os nativos e acabaram, então, indo para Cambridge e fundando uma nova instituição.

Algumas décadas depois, entre badernas estudantis e preços altos por comida e hospedagem, o Rei Henrique III da Inglaterra decidiu-se pelos alunos e professores. Com a proteção real, a Universidade de Cambridge logo organizou-se dentro do padrão de ensino da elite da época. Aos poucos, vieram os prédios e residências que formam o campus.

Hoje são mais de 21.000 alunos, sendo cerca de 13.000 na graduação e outros 8.000 na pós, incluindo 1.300 estudantes internacionais de 65 países. Renomada desde sua criação, Cambridge é organizada em 31 faculdades e 150 departamentos, e tem uma taxa de aceitação de 20.8%. Fazer um curso de graduação por lá custa entre £ 15.000 e £ 38.000, fora os custos de vida.

No entanto, a fim de atrair os melhores talentos, a universidade conta com uma série de programas de bolsas e incentivos a estudantes estrangeiros, cada um deles com procedimentos e políticas próprias de seleção.

 

A Universidade de Cambridge nos Rankings

3ª melhor universidade do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education de 2019;

7ª melhor universidade do mundo, segundo o QS World University Rankings 2020;

3ª melhor universidade do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities.

 

Grandes nomes da história

Uma peça-chave na história de Cambridge foi o professor John Fisher. Conselheiro da mãe do Rei Henrique VII, Lady Margaret, ele inspirou o estabelecimento a criar os primeiros postos catedráticos em homenagem a doadores. Também atraiu diversos acadêmicos, como Erasmus de Roterdã, que expandiram os horizontes de ensino e ajudaram a criar debates sobre a reforma da Igreja na Inglaterra.

O monarca seguinte, Henrique VIII, deu o exemplo e selecionou cinco cátedras em Cambridge, como Teologia e Direito Civil. A interferência real no funcionamento da universidade continuou até o século XVIII.

A universidade tem 92 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, e é conhecida por ter abrigado os maiores pensadores da história. Ao longo de 800 anos, alguns estudiosos que passaram por lá causaram verdadeiras revoluções na ciência, como Isaac Newton (um dos maiores gênios da física), Charles Darwin (pai da teoria da evolução das espécies), Francis Bacon (criador do método científico), Alan Turing (formulador da teoria da computação) e Ian Wilmut (responsável pela primeira clonagem de mamíferos, a da ovelha Dolly).

Um caso à parte é a rivalidade de séculos entre Cambridge e Oxford, que hoje se dá principalmente no esporte. As regatas e partidas de críquete entre as duas escolas acontecem anualmente desde 1839 e são um ponto alto no calendário de eventos.

 

Ex-alunos famosos de Cambridge:

- John Harvard, que mais tarde emigrou para os EUA e fundou a Universidade Harvard;

- Lord Byron, escritor, célebre pela obra Don Juan;

- Sylvia Plath, poeta;

- Príncipe Charles;

- Douglas Adams, escritor e comediante;

- Vladimir Nabokov, escritor, autor de Lolita;

- John Cleese, Eric Idle e Graham Chapman, criadores do grupo de comédia Monty Python;

- George Mallory, historiador e primeiro homem a escalar o Everest.

 

Como entrar na Universidade de Cambridge

Quem deseja estudar na Univesidade de Cambridge deve, primeiramente, escolher um dentre os cursos oferecidos pela instituição. Em seguida, é necessário verificar se o estudante atende aos requisitos de candidatura — tanto os requisitos gerais da universdade quanto os requisitos específicos de cada curso.

Via de regra, é necessário comprovar conclusão do ensino médio com boas notas, e demonstrar proficiência em inglês por meio de exames como o TOEFL ou o IELTS. Cartas de recomendação e carta de motivação também costumam ser exigidas. Também pode ser interessante realizar provas como o ACT ou o SAT, cujas notas podem fortalecer sua candidatura.

A candidatura para a Universidade de Cambridge pode ser feita por meio da plataforma UCAS. Trata-se de um sistema unificado de candidaturas para as universidades do Reino Unido. O uso do sistema facilita a vida de quem pretende se candidatar para mais de uma universidade no país, como Oxford.

Ao realizar a candidatura pelo UCAS, o estudante não precisa, necessariamente, enviar todos os documentos exigidos pela universidade — em alguns casos, é possível que esses documentos só sejam solicitados numa segunda etapa. Em seguida, a universidade também pode realizar entrevistas com os candidatos.

 

Bolsas para a Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge oferece uma série de bolsas de estudo — embora a maioria delas seja voltada para alunos de pós-graduação. Na graduação, há algumas opções de apoio financeiro para estudantes que não consigam arcar com os custos dos estudos no Reino Unido. No site da universidade, há opções tanto da própria instituição quanto do governo.

A universidade gerencia um fundo (chamado de Cambridge Trust) que oferece bolsas de estudo a alunos interessados. O site do fundo é um recurso muito útil para verificar algumas opções de financiamento estudantil que estão disponíveis a cada momento.

Na pós-graduação, há programas de bolsa de estudo de maior abrangência. Um deles é o Cambridge International Scholarships, voltado especificamente para alunos do doutorado. Juntos, o Cambridge International Scholarships e o Vice-Chancellor’s Award (que é a versão desse programa voltada para alunos do Reino Unido e União Europeia) premiam cerca de 250 alunos do mundo todo a cada ano.

Além dessas opções, também é possível obter bolsa de estudo para a Universidade de Cambridge por meio de outras organizaçães. A Fundação Bill & Melinda Gates, por exemplo, oferece anualmente as Gates Cambridge Scholarships para programas de MBA (com um ano de duração), mestrado (com dois anos) e doutorado (três anos).

 

Fonte: Estudarfora.org