Beatles no telhado: show histórico da banda completa 50 anos hoje!


 

A última apresentação pública da banda de rock inglesa The Beatles é conhecida como “The Beatles rooftop concert” (o show do telhado). Há 50 anos, no dia 30 de janeiro de 1969, o grupo e o tecladista Billy Preston surpreenderam um bairro de Londres com uma performance no telhado da Apple Corps -a empresa formada pela banda. Eles tocaram em 42 minutos nove takes de cinco canções -até a polícia pedir que diminuíssem o volume.

O início do show intrigou os espectadores que assistiam ao evento cinco andares abaixo, muitos durante seu intervalo de almoço. Com a notícia se espalhando, uma multidão começou a se juntar nas ruas e nos telhados próximos. Embora a reação fosse sobretudo positiva, a polícia ficou preocupada com o barulho e o trânsito. Funcionários da Apple Corps inicialmente se recusaram a deixar os policiais entrarem no edifício, mas mudaram de ideia ao serem ameaçados de prisão.

Quando os Beatles viram  que a polícia estava subindo para o telhado, perceberam que a apresentação seria encerrada,  mas continuaram tocando. Paul McCartney improvisou a letra de “Get Back” para refletir a situação: "You've been playing on the roofs again, and you know your Momma doesn't like it, she's gonna have you arrested!" (Lá vem você tocando em telhados de novo, você sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar prender você!). A performance terminou com um agradecimento e uma piada de John Lennon: "I hope we've passed the audition." (Espero que tenhamos sido aprovados nesta audição.)

Este show marcou o fim de uma era para muitos fãs. O grupo gravou mais um álbum, Abbey Road, mas no final do mesmo ano já estava oficialmente separado. Houve quem dissesse que a apresentação no telhado mostrou que a banda estava novamente no auge de sua capacidade. Também acreditou-se que esta pudesse ser uma tentativa de os Beatles retomarem suas apresentações ao vivo e saírem em turnê, o que -infelizmente- não aconteceu.

(texto adaptado e traduzido de “The Beatles' rooftop concert”, Wikipedia)

 

Confira os vídeos abaixo: